Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (12) o projeto de lei que institui a presença de um profissional em Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante a aplicação de provas de concursos públicos, de forma presencial ou por meio de vídeo. A matéria, de autoria do deputado Fagner Calegário (Podemos) foi aprovada por 19 votos.
A lei complementar tem como objetivo garantir melhorias e contribuir para a evolução da realização dos concursos públicos no Acre, conferindo e concretizando direitos as pessoas com deficiência de surdez. O parlamentar comemorou a aprovação e destacou sua importância.
“Essa é uma grande vitória para toda comunidade surda. Tivemos uma conversa com representantes da Associação de Surdos do Acre no mês de junho e juntos chegamos a esse projeto de lei que era necessário para eles. Esse projeto vem para ajudar essas pessoas e garantir que eles possam realizar as provas de forma justa. Nosso mandato sempre estará a disposição para que possamos garantir de melhorias para todos, especialmente para aqueles que necessitam desse olhar especial”, declarou o parlamentar acreano.