O vereador Mamed Dankar (PT) informou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco que deve apresentar um projeto de lei que prevê a criação de um fundo municipal de apoio a agricultura municipal.
De acordo com o parlamentar, o objetivo do PL é dinamizar as atividades, ações, programas e projetos voltados para o setor.
“A intenção desse fundo é tão somente buscar recursos tanto em nível municipal, estadual, federal, bem como da iniciativa privada, para que se possa, de fato, ter algum recurso de investimento e fomento”, disse.
O parlamentar, ao citar o orçamento municipal de 2019, pediu um maior apoio do poder público na área da agricultura familiar.
“Dos R$ 829 milhões de orçamento para o município, apenas R$ 6,5 milhões serão destinados para a agricultura. É pouco, tendo em vista a grande quantidade de produtores na Capital. Fico preocupado como se dará o fomento nessa área. O Poder Público, em minha concepção, precisa focar mais na agricultura. Esse projeto é uma ferramenta importante para fortalecer políticas públicas em benefício da agricultura de Rio Branco”, disse Dankar.
Mamed destaca ainda que o fundo municipal contribuirá também para que o agricultor adquira equipamentos ou implementos agrícolas.
“É um setor que tem muitas dificuldades. Além dos problemas de acesso, que é do conhecimento de todos, os produtores se deparam com diversos outros problemas que surgem ao longo do período de verão e inverno. Esse fundo poderá contribuir nesse sentido também. Não é uma salvação para todos os problemas, mas é um direcionamento de um recurso que pode chegar para uma atividade muito importante para economia de nosso município."