O governador Gladson Cameli encaminhou oficialmente a Assembleia Legislativa o projeto de lei do Executivo que pede autorização para o desmembramento da Seplag, a Secretaria de Planejamento e Gestão. Pela proposta, a estrutura administrativa do Estado deve voltar a funcionar com uma Secretaria de Planejamento, cuja sigla é Seplan, e uma Secretaria de Gestão Administração – SGA.
No texto encaminhado a Assembleia, o governo diz reconhecer que a unificação das Secretarias de Estado de Gestão Administrativa (SGA) e de Planejamento (SEPLAN) "não surtiu os resultados satisfatórios esperados, o que tem prejudicado a eficiência em áreas distintamente estruturantes".
A divisão da Seplag e a justificativa de que o órgão não apresentou "resultados satisfatórios" são as razões pelas quais a engenheira civil Maria Alice pediu exoneração do cargo de secretária do setor anteontem ao governador Gladson Cameli, conforme adiantou o Notícias da Hora um dia após Alice ter pedido para sair do governo. A engenheira também saiu do grupo de WhatsApp dos secretários de Estado.
Em nota, o governo informou que não deseja a "saída de nenhum secretário", mas também não desmentiu a informação sobre o pedido de exoneração de Maria Alice.
O engenheiro Roberto Feres, perito da Polícia Federal, que ainda exerce o cargo de secretário adjunto da Seplag, deve seguir Maria Alice. Ambos são filiados ao MDB.