O vereador Raimundo Castro (PSDB) apresentou na sessão remota desta terça-feira (20) o Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades oferecerem orientação de primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.
O parlamentar, que também é médico, pontuou a necessidade de um treinamento ministrado durante o pré-natal e/ou antes da alta do recém-nascido. Segundo ele, é muito frequente e comum o engasgamento com líquidos, leite materno ou mesmo saliva, em menores de 1 ano de idade.
Outra ocorrência muito comum é a aspiração de corpo estranho que é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, sobretudo em crianças.
“Até um ano de vida, a criança não possui total controle sobre seus processos corporais, por isso uma das grandes preocupações de pais e responsáveis é o risco de engasgamento e a aspiração de corpo estranho. Desta forma este projeto busca obrigar que hospitais e maternidades ofereçam este treinamento aos pais e responsáveis, evitando que um simples engasgamento possa acarretar na morte de uma criança", concluiu o vereador.