..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Projeto garante funcionamento remoto do Conselho de Ética

Projeto garante funcionamento remoto do Conselho de Ética

Apresentado pela líder do PCdoB, Perpétua Almeida, PRC autoriza realização de reuniões do colegiado de forma virtual, enquanto a Câmara estiver funcionando por meio do Sistema de Deliberação Remota. Proposta deve ser votada na próxima semana.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), protocolou nesta quinta-feira (29) o Projeto de Resolução (PRC) 67, que altera a Resolução nº 14, de 2020, a fim de autorizar a realização de reuniões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, durante o período em que estiver funcionando o Sistema de Deliberação Remota (SDR) nas atividades da Casa.

O projeto prevê que, além de adotar as mesmas soluções tecnológicas que vem sendo utilizado para as votações do Plenário, a utilização do SDR objetiva permitir o funcionamento excepcional do colegiado observando as medidas de proteção recomendadas pelas autoridades sanitárias devido à pandemia de Covid-19.

Perpétua Almeida destacou que, com o uso do Sistema de Deliberação Remota, as reuniões do Conselho poderão "observar critérios de distanciamento social, mantendo não mais do que 25% de sua composição presencialmente em plenário, sem prejuízo de outras medidas preventivas", que vierem a ser indicadas pela administração da Câmara dos Deputados.

A proposta também é subscrita pelos líderes do PT, Enio Verri (PR); do PDT, Wolney Queiroz (PE); do DEM, Efraim Filho (PB); e da Minoria, José Guimarães (PT/CE). Segundo Perpétua, após reunião da Mesa Diretora na última quarta-feira (28), foi alcançado um acordo sobre a retomada de funcionamento do Conselho de Ética.

Com a decisão, será possível dar prosseguimento ao processo contra a deputada Flordelis, acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. Ele foi assassinado a tiros em junho de 2019, em Niterói. A parlamentar foi denunciada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Os líderes partidários analisam ainda a possibilidade de retomar as atividades de algumas comissões permanentes, como é o caso do Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).