..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Projeto itinerante “Saúde na Comunidade” realiza mais de 50 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas da Transacreana

Projeto itinerante “Saúde na Comunidade” realiza mais de 50 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas da Transacreana

Por 30 dias, mais de 60 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram percorrendo comunidades ribeirinhas ao longo do Riozinho do Rola, na região da Transacreana, levando atendimento de saúde nas mais diversas especialidades.

Médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos e de apoio estiveram em 11 pontos pré-estabelecidos onde realizaram mais de 52 mil atendimentos, atendendo pouco mais de 50 comunidades, que sofrem com a falta de acesso aos serviços públicos de Saúde.

A ação da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), surgiu justamente para levar assistência médica a ribeirinhos do Rio Acre e Riozinho do Rola.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.36.jpeg

“Sabemos das dificuldades que cada morador dessas comunidades passa para chegar à cidade e buscar tratamento de Saúde. Ações como essa demonstram o comprometimento e o compromisso com os que mais necessitam e é uma prioridade na gestão”, disse o prefeito Tião Bocalom.

No último sábado, 9, a secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, esteve no Seringal Macapá, às margens do Riozinho do Rola, onde foi montado o último ponto de atendimento do Programa Saúde na Comunidade. Distante mais de sete horas da capital, por via fluvial, e mais de 82 quilômetros, com acesso pela Transacreana, (são 60 quilômetros na rodovia e mais de 22 quilômetros pelos ramais Liberdade e Macapá), acompanhou o último dia de ação.

Foram quase 30 dias, atendendo mais de 50 comunidades com serviços na área médica, odontológica, exames clínicos, testes rápidos, de gravidez, aferição de pressão arterial, pré-natal, vacinações, distribuição de medicamentos, entre outros.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.36-2.jpeg

"A dificuldade que essas pessoas têm em se deslocar até uma unidade de Saúde é muito grande e trazer atendimento para essa população já era um desejo de toda gestão municipal. Vocês presenciaram no deslocamento até aqui a dificuldade que é sair pelo ramal, e por via fluvial, só possível no período de chuvas quando o rio está cheio, mesmo assim existem muitos percalços para se chegar até a cidade, sem contar as horas de viagem. Nessa ação disponibilizamos todos os serviços da Atenção Básica”, ressaltou Sheila Andrade, secretária Municipal de Saúde enfatizando ainda que: “Essa ação é prioridade da gestão e o prefeito Tião Bocalom tem a proposta de intensificar ainda mais o projeto em 2022”.

A realização do projeto Saúde na Comunidade foi coordenado pela gerente da Divisão do Programa Saúde na Comunidade, Rejane de Almeida, que ressaltou a importância da ação, além da gratidão e o sentimento de dever cumprido.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.37.jpeg

"É de grande importância ações dessa natureza pois levamos atendimento de diversas especialidades a essas pessoas que há muito tempo não recebiam atendimento de saúde. Encontramos pessoas que mesmo com a pandemia ainda não havia recebido a primeira dose da avcina contra a Covid-19 e nessa ação foram vacinadas. Foram realizados mais de 52 mil atendimentos e procedimentos. Para nós é muito gratificante poder atender essas pessoas e oferecer a elas atendimento de saúde de qualidade e especializado”, destacou a coordenadora.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.37-2.jpeg

O senador da República, Sergio Petecão, esteve presente na ação. Convidado pela secretária de Saúde para conhecer o projeto, Petecão afirmou que não imaginava e nem fazia ideia da dimensão da ação que a prefeitura estava realizando naquela região, e se disse surpreso com toda a logística usada.

"Essa é uma região que conheço e sou conhecedor das dificuldades que essas famílias enfrentam, mas sinceramente não tinha noção da dimensão desse projeto. Parabéns ao prefeito Tião Bocalom e a todos os envolvidos nesse projeto, parabéns a secretária Sheila e aos servidores da saúde, que trouxeram até cadeiras odontológicas para atender a população. É inacreditável a logística usada no atendimento dos ribeirinhos”, elogiou o senador.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.37-3.jpeg

Tomando a vacina da Covid pela primeira vez

Foram mais de cinco horas de viagem a cavalo, dois pousos e cerca de quatro horas de navegação em uma pequena embarcação pelas barrentas águas do Riozinho do Rola até a chegada, nas primeiras horas de sábado, 9, ao ponto de atendimento do Saúde na Comunidade, montado no Seringal Macapá.

Foi aí, onde, pela primeira vez, a agricultora Rosana de Lima Cordeiro, de 32 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra à Covid-19, junto com o marido e os três filhos.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.38.jpeg

Mesmo com a cansativa viagem, a satisfação da agricultora com os serviços de Saúde encontrados no projeto demonstrava a importância da ação.

"Me sinto feliz, primeiro por tomar a vacina contra a Covid, e em segundo por poder fazer vários exames, consultar meus filhos com os médicos e vacinar eles que não recebiam vacina há algum tempo. Fomos ao dentista e também fizemos exames. Viajamos por um dia inteiro até chegar aqui. Moro na comunidade Belo Horizonte, colocação São José. Saímos de casa de cavalo, foi umas cinco horas, paramos duas vezes na casa de vizinhos e depois pegamos uma canoa para chegar até aqui, foi cansativo, mas é gratificante”, revelou a agricultora.

A equipe da Semsa tem chegada prevista até o próximo dia 15 de abril, no porto da Gameleira.

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.30.05-2.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.30.05.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.39.jpeg

WhatsApp_Image_2022-04-11_at_10.29.38-2.jpeg