A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) terá, em breve, uma nova sede ao lado da Cidade da Justiça, na Avenida Paulo Lemos de Moura Leite, no Portal da Amazônia, em Rio Branco. O terreno de 20.092 m² foi doado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) em maio de 2023, e desde então, o projeto da nova casa do parlamento tem avançado.
Em fevereiro deste ano, a Aleac apresentará o projeto arquitetônico e a maquete da nova sede, que será construída em blocos, com a divisão de setores. O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, afirmou que a intenção é lançar a pedra fundamental ainda em 2025, marcando simbolicamente o início da construção, processo frequentemente associado a cerimônias inaugurais.
A nova sede visa proporcionar mais conforto aos servidores e otimizar o trabalho legislativo, com um ambiente mais adequado às demandas crescentes do poder legislativo acreano. "Esse terreno que está sendo doado pelo governo do Estado é um sonho realizado. Sou muito grato, de verdade. A construção da nova sede da Aleac trará, sem dúvidas, mais conforto aos servidores e celeridade às atividades legislativas", disse Nicolau Júnior, ressaltando a importância do projeto para o fortalecimento da instituição.
Ainda não foi definida a destinação do prédio atual da Aleac, que abriga o parlamento acreano desde 1991. A nova sede representará um marco na modernização das estruturas do poder legislativo do estado.
Em relação à doação do terreno, o governador Gladson Cameli destacou que a transferência da área representa um avanço para o funcionamento da Aleac e o fortalecimento do sistema democrático no Acre. "Esta Casa de Leis presta um serviço extraordinário no Acre. Com o fortalecimento do parlamento acreano, o executivo também ganha, assim como toda a população, pela celeridade e melhoria dos trabalhos dessa instituição", afirmou o governador.