O governo do Acre garante: dos 158 projetos do plano de Gladson Cameli nas eleições de 2018, 72 ou 45, 6% foram entregues, 62 (39,2%) estão em andamento e 24 (15, 2%) ainda não foram iniciados. O levantamento é das esquipes de gestão e planejamento do governo e foi divulgado à imprensa durante coletiva na Seplag com a presença do governador Gladson Cameli e secretários de Estado.
Os projetos, alguns dos quais já transformados em programas colocados e prática, são dos setores de produção e agronegócio, educação, segurança, saúde, infraestrutura, meio ambiente, gestão pública, tecnologia, assistência social e cultura, conforme mostra um painel, uma espécie de “promessômetro”, na Secretaria de Planejamento e Gestão.
Alvo de críticas e enorme gargalo da atual gestão, o setor de infraestrutura do governo começou, segundo o governador Gladson Cameli, a pôr em prática alguns de seu projetos e a previsão é de que em 2022 o Acre seja transformado em um verdadeiro canteiro de obras.
"Todos os compromissos feitos, todas as obras que pretendemos iniciar já foram iniciadas. Tem muito o que acontecer ainda este mês de dezembro que são os editais sendo publicados no Diário Oficial para que a gente possa aproveitar o quanto antes. Aproveitar esse momento de inverno, aproveitar esses processos licitatórios para que no inverno mesmo as empresas possam se preparar para no verão iniciar as obras. Têm município que precisam do transporte dos insumos por causa das águas dos rios. Está ocorrendo tudo dentro do planejado."
Cameli rememorou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o Estado pagou R$ 2 bilhões em dividas nos últimos três anos, efetua e antecipa o pagamento dos servidores em dias, além de abonos e prêmios.
Cameli acrescentou que qualquer análise sobre os resultados de seu governo deve ser acompanhado levando em consideração a crise imposta pela pandemia de covid-19.
"Para esse mês agora vai circular para mais de meio bilhão de reais com o servidor. Folha de pagamento, abono salarial, 13º, só isso vai circular para que possamos fortalecer nossa economia e naturalmente vocês sabem que isso fortalece e aumenta a geração de emprego e renda."