..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Propondo Câmara independente, Emerson Jarude será candidato a presidente do Legislativo municipal

Propondo Câmara independente, Emerson Jarude será candidato a presidente do Legislativo municipal

O MDB entrou de vez na briga pela presidência da Câmara Municipal de Rio Branco. O candidato do Glorioso é o vereador Emerson Jarude, reeleito com 2.765 votos. Jarude terá seu nome lançado na disputa durante evento do partido nesta segunda-feira (28).

A priori, o parlamentar conta o próprio voto e o do seu colega de partido, o vereador Célio Gadelha. A ideia, partir do lançamento da candidatura, é começar a costurar apoios até a próxima sexta-feira, 1º de janeiro, dia da posse e eleição da Mesa Diretora que vai comandar a Casa pelos próximos dois anos.

Para garantir o voto dos antigos e novos colegas, o emedebista quer propor uma composição de Mesa Diretora diversa com a máxima participação das diferentes siglas que estarão na próxima legislatura.

O vereador também conta com a boa reputação no desgastado meio político local. Emerson Jarude teve como marcas nos últimos quatro anos a austeridade em seu mandato e o envolvimento em importantes debates na Casa alternando sua atuação como um parlamentar independente e às vezes mais incisivo na oposição à prefeita Socorro Neri nos últimos dois anos e ao petista Marcus Alexandre entre janeiro de 2017 e abril de 2018.

Lene desistiu?

Nos bastidores há o comentário de que a vereadora Lene Petecão (PSD) teria desistido de concorrer à presidência após orientação de seu irmão, o senador Sérgio Petecão, que também é presidente do partido da vereadora.

A desistência teria sido um dos motivos do lançamento da candidatura de Emerson Jarude, que havia declarado apoio à vereadora. Agora, sem Lene no tabuleiro, o emedebista está empolgado.

A parlamentar não se pronunciou oficialmente. Procurada pela reportagem do Notícias da Hora por telefone, Lene não atendeu as ligações.

N. Lima na disputa

N. Lima, do PP, também colocou seu nome à disposição à presidência da Câmara. Pelo menos um apoio garantido ele tem, o do vereador Antônio Morais (PSB), que na chapa do militar aposentado se coloca como postulante à secretaria da Mesa Diretora da Casa.