O senador Sérgio Petecão (PSD/AC) utilizou suas mídias sociais na tarde desta terca-feira (04) para parabenizar o Instituto Federal do Acre (IFAC) pela divulgação do calendário de provas para o curso superior de Tecnologia em Agroecologia que será oferecido em Santa Rosa do Purus. As provas estavam agendadas para o dia próximo dia 16, porém, por falta de voo, foi remarcado para o dia 23/04.
De acordo com o parlamentar, é gratificante ver o empenho da instituição em levar um curso profissionalizante para um município isolado como Santa Rosa. "Para mim e para a população do município, é um sonho realizado. É educação de qualidade para quem mais precisa", avalia Petecão.
O curso está sendo implantado graças às verbas destinadas por Petecão ao IFAC. Ao todo, o parlamentar destinará mais de R$ 1,2 milhões à Instituição e serão ofertadas 40 vagas no município.
A vereadora Meire Araújo, de Santa Rosa do Purus, está emocionada com a implantação do curso superior no município. Como idealizadora do pedido junto ao parlamentar, ela considera que essa conquista é um marco histórico e representa um avanço significativo para a população local. "Até então, para os jovens de Santa Rosa do Purus, estudar em uma universidade era algo inimaginável, devido aos altos custos de deslocamento e moradia em Rio Branco. Agora, com a implantação do curso superior na cidade, as famílias poderão economizar e investir no futuro de seus filhos, garantindo-lhes uma formação acadêmica de qualidade", relata.
Ainda segundo a vereadora Meire Araújo, a palavra que define o sentimento da população em relação ao senador Petecão, responsável pela viabilização do curso superior, é gratidão. Ela acredita que essa conquista abrirá portas para muitos jovens da região, que terão a oportunidade de se formar e trilhar um futuro brilhante.
O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia tem como objetivo formar profissionais para planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado, promovendo o manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade.