..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Quase 100% dos leitos de UTI em Rio Branco estão ocupados, destaca deputado

Quase 100% dos leitos de UTI em Rio Branco estão ocupados, destaca deputado

À beira do colapso

A explosão de covid-19 no Acre põe a saúde local à beira de um colapso. Rio Branco praticamente atingiu a ocupação máxima de leitos de UTI nas unidades hospitalares nas redes privada e pública.

O deputado federal Léo de Brito (PT) classificou a situação como "extremamente grave". Ele pediu ao governo do Estado providências imediatas na ampliação de mais leitos de UTI's.

"É preciso evitar o colapso na saúde pública, como o que está acontecendo nos estados de Rondônia, Amazonas e Pará. Também estou comunicando a situação ao Ministro da Saúde para que o governo federal nos apoie nesse momento. Minha intenção não é causar pânico, mas alertar a população, e cobrar das autoridades a adoção de medidas urgentes, uma vez que segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde, ao se atingir 85% de ocupação de leitos de UTI, é necessária a decretação de medidas duras de distanciamento social, e isso nesse momento não está sendo feito no nosso estado, o que pode indicar que em poucos dias que a situação pode se agravar ainda mais."

Acre tem mais de 850 óbitos por covid-19

O Acre registrou 235 novos casos de infecção por coronavírus nesta terça-feira, 26, sendo 210 casos confirmados por exame de RT-PCR e 25 testes rápidos. O número de infectados subiu de 46.539 para 46.774 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 132.176 notificações de contaminação pela doença, sendo que 84.482 casos foram descartados e 920 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 39.403 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 164 pessoas seguem internadas.

Mais 2 notificações de óbito foram contabilizadas nesta terça-feira, 26, sendo 1 do sexo masculino e 1 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 856 em todo o estado.