..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Quatro dos 17 vereadores de Rio Branco até agora assinaram o requerimento para criação da CPI do LED

Quatro dos 17 vereadores de Rio Branco até agora assinaram o requerimento para criação da CPI do LED

Quatro vereadores assinaram o requerimento da CPI do LED na Câmara de Vereadores de Rio Branco: Hildegard Pascoal (PSL), Lene Petecão (PSD) e 

Samir Bestene (PP), além do proponente da comissão, o vereador Emerson Jarude (MDB). Para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito são necessárias no mínimo seis assinaturas.

"Seguirei contatando os demais vereadores interessados em assinar. Será que conseguiremos investigar onde foram parar os 23 milhões de reais para a iluminação pública de Rio Branco?", diz indagando Emerson Jarude.

O parlamentar lembra que para realizar a troca de iluminação, a prefeitura solicitou, em 2019, um empréstimo de R$ 48 milhões, que foi aprovado pela maioria da Câmara.

Na época, somente três vereadores votaram contra, entre eles o próprio Emerson Jarude, que discordou do valor exorbitante do contrato e foi acusado pelos parlamentares da base da ex-prefeita Socorro Neri de que querer manter Rio Branco às escuras.

Em agosto de 2020, a prefeitura anunciou que em 180 dias a cidade estaria com a nova iluminação. Em dezembro do mesmo ano, a gestão anterior suspendeu o contrato após mais de R$ 23 milhões terem sido gastos, sob a justificativa de não ter tempo hábil para o pagamento da empresa.

“O prazo para trocar toda a iluminação pública por lâmpadas de LED acabou em fevereiro desse ano e o que continuamos a ver são os bairros de Rio Branco na escuridão. Com a instauração da CPI, queremos saber o que foi feito do dinheiro gasto, onde foram instaladas as lâmpadas de led, bem como investigar, detalhadamente, as questões contratuais descumpridas e as ordens de pagamento”.