Com a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, de suspender a execução das emendas do chamado ‘orçamento secreto’ e emendas do relator que chegam a R$ 18,5 bilhões no Orçamento desde ano, o Acre será diretamente afetado caso os ministros do STF ratifiquem a decisão de Weber. Isso significa que obras estruturantes que receberam emendas do senador Marcio Bittar poderão não sair do papel.
Em abril desde ano, Marcio Bittar garantiu a Gladson Cameli que R$ 1 bilhão do valor total do Orçamento teria como destino o Acre. “A execução desse montante durante todos os meses até o final deste ano depende da minha anuência, então é claro que as demandas do Acre estarão como prioridade. Quando é que o Acre vai conseguir deste dinheiro? Vai depender muito da nossa capacidade técnica junto com a equipe do governo, a equipe do meu gabinete de conseguir o mais rápido possível fazer os projetos e apresentar em Brasília”, disse Bittar na ocasião.
Agora, com a decisão de Rosa Weber, um balde de água fria é lançado sobre os planos de Bittar, que pretende emplacar a ex-esposa como pré-candidata ao Senado na chapa de Gladson Cameli.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal se reúnem a partir de terça-feira, 9, para decidirem se suspendem a liminar dada por Rosa Weber ou se confirmam.