Os novos vereadores de Rio Branco, Elzinha Mendonça (PSB), João Luz (MDB) e James do Lacen (PDT), foram empossados, nesta quinta-feira, dia 02, durante sessão solene da Câmara Municipal, encontro que marca o início dos trabalhos legislativos do parlamento rio-branquense. A sessão ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), e teve a presença do prefeito Tião Bocalom.
Emocionado ao citar a mãe já falecida, James do Lacen deixou todos agradeceu o apoio dos mais de 2 mil eleitores que optaram por ele na hora de votar. “Sei que tenho a responsabilidade de apoiar aqueles que precisam do SUS, que precisam da saúde pública. Não medirei esforços para cumprir com o meu papel [e disse isso olhando para o prefeito Tião Bocalom]. Podem contar comigo, estarei sempre aqui”, destacou o vereadores pedetista.
Bocalom destacou, durante leitura da mensagem governamental, que o mandato ocupado por ele desde janeiro de 2021 é da população, assim como o mandato de todos os 17 parlamentares empossados pela Casa do Povo. “Nós lutamos por essa oportunidade e Deus nos deu essa chance. Eu espero receber do legislativo o mesmo apoio que a gente teve da mesa passada [presidida por N. Lima]. Fizemos a maior gestão previdenciária da história de Rio Branco. Vamos instalar mais de 15 mil lâmpadas de LED, e chegar a 100% da cidade iluminada assim, talvez a única capital da região norte”, disse.
O vereador Raimundo Neném (PSB), presidente da Mesa Diretoria da Casa de Leis, destacou que o início do ano legislativo marca também o início de uma nova gestão, a qual pretende otimizar o uso dos recursos públicos e, mais que isso, utilizar o orçamento do parlamento para aproximar ainda mais o legislativo da população da capital acreana. “Temos objetivos claros na presidência da Câmara. Queremos tornar essa casa mais transparente, organizada e próxima das pessoas”, pontua.
Neném, que está no segundo mandato, e assume a Casa de Leis pela primeira vez, foi claro sobre a relação que pretende ter com o Poder Executivo, atualmente comandado por Bocalom. “A nossa Câmara Municipal é parceira daquilo que é de fato uma ajuda para a nossa gente. Temos uma relação de muito respeito, e isso vai, certamente, ser mantido. Defendemos aqui o interesse da nossa população. Essa é a regra é a prioridade de todos os vereadores: trabalhar pela nossa população”, completa.