..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ramais da Dignidade: Bocalom inspeciona trabalhos realizados em ramais do Cinturão Verde de Rio Branco

Ramais da Dignidade: Bocalom inspeciona trabalhos realizados em ramais do Cinturão Verde de Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), aproveitou o feriado da sexta-feira, 16, para realizar uma visita de inspeção nos ramais que estão recebendo ações da prefeitura.

As obras de recuperação e reconstrução dos ramais, que fazem parte do Cinturão Verde, da capital acreana, são frutos do programa Ramais da Dignidade, que objetiva oferecer melhores estruturas de escoamento da produção rural no entorno da cidade, além de oferecer melhor dignidade ao homem e à mulher do campo.

Acompanhado do secretário de Agricultura, Eracides Caetano, o prefeito esteve visitando os ramais do Polo Geraldo Fleming, na região da estrada de Porto Acre e na comunidade Moreno Maia, na região da Transacreana.

WhatsApp_Image_2023-06-17_at_15.32.42.jpeg

"Por meio do programa Ramais da Dignidade o nosso objetivo é recuperar pouco mais de 1.200 quilômetros de ramais que fazem parte do Cinturão Verde de Rio Branco, que são comunidades com um grande volume de produção. Nós precisamos do campo, da produção, precisamos fazer a economia rodar e para isso precisamos oferecer condições para que os produtores tirem seus produtos. Aqui estamos realizando um trabalho de qualidade, com equipes capacitadas e com materiais de qualidade. Quando as obras terminarem, esses ramais darão acesso aos moradores e produtores de inverno a verão", garantiu Bocalom.

Eracides Caetano, secretário de Agricultura, destacou as ações que estão sendo empregadas nas obras nos ramais.

"Estamos trabalhando com 56 máquinas trabalhando em várias frentes de serviços, com uma média de 15 trabalhadores em cada equipe. Estão sendo realizados serviços de recuperação desses ramais, serviços de drenagem, raspagem, pirraçamento, construção de pontes, entre outras ações que forem necessárias para que se garanta o acesso durante o ano todo", comentou Caetano, que destacou ainda que cerca de 100 empregos diretos estão sendo gerados com as obras nos ramais.

DIGNO1

No ramal Beija-flor, no Polo Geraldo Fleming, o primeiro a ser visitado por Bocalom, a equipe da prefeitura para na casa da produtora rural, Maria Ondina Guimarães da Silva, 60 anos, mãe de cinco filhos e que mora no local há 23 anos.

De acordo com a produtora rural, ela nunca tinha visto uma.melhoria tão significativa nos ramais do Polo, o que, agora, está melhorando a vida da população da zona rural.

"Olha, moro há 23 anos aqui e nunca tinha visto uma.obra como essa aqui nos ramais do Polo. Isso é muito bom para nós que tínhamos grandes dificuldades em retirar as produções, principalmente aqueles que moram mais lá para dentro do ramal. Meu marido, há um ano teve um AVC e com esse ramal recuperado vai facilitar muito nessa situação também. Estamos muito felizes por essa atenção que o prefeito Bocalom está tendo com a gente que mora na zona rural", afirmou Maria Ondina.

DIGNO2

cleuci

Na comunidade do Moreno Maia, região da Transacreana, a comitiva parou na casa da agricultora e Agente Comunitária de Saúde (ACS), Cleucilene Oliveira (foto), que segundo ela, antes investia na criação de gado, por conta das condições precárias, mas depois do trabalho que vem sendo realizado pelos técnicos da prefeitura por meio da Seagro, ela e a família tem investido novamente na produção agrícola.

"Os técnicos da prefeitura estiveram aqui trazendo assistência técnica conversando e nos incentivando a voltar com as produções, e roçados, sob a promessa de que teríamos ramal para escoar as produções, e agora estamos vendo que não foi só promessa, o ramal está ficando pronto e teremos acesso para vender nossos produtos. Plantamos pouco mais de 2800 pés de melancia, 600 de pimenta-de-cheiro além de um roçado ter macaxeira, plantamos também café e abacaxi, e estamos iniciando um plantio de banana", comemora a produtora.

DIGNO4

Somente nas obras nos ramais do Moreno Maia estão trabalhando duas motoniveladoras, um rolo compactador, uma escavadeira hidráulica e 10 caminhões tipo caçamba trucada.

Como parte da ações para fomentar o crescimento da produção rural no Cinturão Verde de Rio Branco, a prefeitura  prevê a construção de três galpões para beneficiamento de grãos, como arroz, feijão e milho, além de um galpão para a estocagem de calcário.

ORDINA"Olha, moro há 23 anos aqui e nunca tinha visto uma.obra como essa aqui nos ramais do Polo", diz Maria ordina

Uma oficina para manutenção e reparo de equipamentos também está nos planos da prefeitura.

“Sempre falei que temos experiência e que se trabalhar direitinho conseguimos melhorar a vida da nossa população da zona rural. Fiz isso em Acrelândia e deu muito certo e vamos fazer aqui. É a geração de emprego e renda com dignidade, é um círculo virtuoso, que faz a economia rodar, crescer com muito mais força diminuindo custos de transportes e valorizando ainda mais a produção", afirmou.

Pelo menos 10 ramais foram visitados pela comitiva do prefeito Bocalom, entre eles o ramal Central, Colibri, Mariana, Riozinho, Caipora, do Quatorze, Estrada Velha, Beija-Flor, Três Palheiras e outros.