A exoneração de Raphael Bastos, do cargo de secretário de Planejamento, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 24, conforme adiantou nesta terça-feira, 23, à tarde o Notícias da Hora.
A exoneração foi determinada por Gladson direto de Brasília, onde o governador cumpre agenda desde esta segunda-feira, 22.
E há diversas justificativas. Gladson ficou extremamente irritado quando chegou à sede do Banco Mundial para tratar sobre as dívidas do Estado em negociação e por lá já estava uma equipe do setor de planejamento, comandada por Raphael, sem avisar ao governador.
Mas isso foi só a gota d'água para a exoneração de um secretário que há mais de um mês vinha sendo fritado nos bastidores pelo seleto grupo de secretários que compõe o chamado GPPE, Grupo de Planejamento Estratégico formado por
chefes da Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Planejamento.
Mês passado, Raphael foi salvo da demissão no purgatório graças a forças externas. A saída dele do primeiro escalão piora a relação já estremecida entre o governo de Cameli e o deputado federal Alan Rick (DEM), padrinho de Raphael Bastos.