Um dos destaques feito pelo governador Gladson Cameli (PP) em sua visita à Assembleia Legislativa na última quinta-feira (1) foi a redução nos alertas de desmatamento. Este indicador caiu para 47% entre 2022 e 2023. Cameli destacou a venda de créditos de carbono, que trará ao longo dos próximos anos meio bilhão para os cofres públicos do Acre.
“Se somarmos as possibilidades de realizarmos projetos eficientes de venda de créditos de carbono jurisdicionais teremos uma real economia sustentável para o Acre. Esse é o caminho que devemos percorrer para que as nossas próximas gerações possam conhecer a exuberância das nossas florestas vivas”, disse o governador.
Ele ressaltou, ainda, que o Acre, que tem à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a secretária Julie Messias, já dispõe de Plano Estadual de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas para o período de 2023-2027. O Plano tem o objetivo de traçar estratégias, metas e ações para conter o desmatamento e a degradação da vegetação nativa. Cameli frisou que isso credencia o Acre e respalda as ações perante comunidades nacionais e internacionais.