..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Redução no preço da carne não tem a ver com a promessa do Lula”, diz diretor do Sindicarnes do Acre

“Redução no preço da carne não tem a ver com a promessa do Lula”, diz diretor do Sindicarnes do Acre

A diminuição no preço da carne bovina não tem a ver com a promessa de campanha do presidente Lula, mas sim com a grande oferta de gado para abater no mercado interno em todo país, informou o diretor do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Acre, Nenê Junqueira.

Nos supermercados da capital, em dias de promoção nos fins de semana, a picanha chega a ser vendida por R$ 49, 90 o quilo. Já a fraldinha é vendida a R$ 27, por exemplo.

“É a oferta e a procura. Quando você tem pouco gado, a tendência é subir, quando você tem muito, a tendência é baixar o preço”, lembra.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços das carnes no país tiveram uma das principais quedas entre os alimentos domiciliares coletados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado do ano, os preços das carnes caíram 1,68% e, nos últimos 12 meses, caíram -1,63%.

Especialistas do setor indicam três fatores como responsáveis pela queda nos preços. O principal deles é a suspensão das exportações de carne bovina para a China, após ser detectado um caso atípico de mal da vaca louca no Pará. Por conta desse embargo, teria aumentado a oferta interna de produtos.