O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), está realizando um workshop de beleza e autoestima para as reeducandas do complexo penitenciário feminino Francisco de Oliveira Conde, em alusão aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher e uma das ações do Projeto Reconstruindo Vidas.
Nos três dias de realização do workshop, serão realizadas aulas de etiqueta, postura, comportamento, biotipo, conhecimento do seu corpo, técnicas de passarela e dicas de beleza. Ao final, será realizado um concurso para eleger a mais bela reeducanda. Serão pré-selecionadas 15 reeducandas para concorrer ao 1º, 2º e 3º lugar.
Cada reeducanda preencheu uma ficha de inscrição para efetivar sua participação. Uma mesa julgadora irá ser montada para avaliação dos requisitos de apresentação: comportamento, postura, expressão corporal, biotipo e simpatia.
“A secretaria está buscando parcerias para combater toda e qualquer forma de violência contra a mulher e, principalmente, prevenir o feminicídio”, destacou a secretária Claire Cameli.
A ação é realizada pela Diretoria de Políticas para Mulheres. “Estamos tentando aliviar a dor e o sofrimento dessas mulheres que já foram sentenciadas, com ações de cidadania, humanização e que resgatam a autoestima”, ressaltou a diretora de Políticas para Mulheres, Isnailda Gondim.
As ações vão desde a prevenção por meio de palestras de conscientização nas escolas, programas de repressão, ações mais ostensivas em parceria com a Polícia Militar, Secretaria de Indústria Ciência e Tecnologia, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Centro Integrado Operacional de Segurança Pública, a exemplo da Patrulha Maria da Penha e do Botão da Vida.