..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Reforma da Praça da Revolução prevê “recuo” de três metros da estátua de Plácido de Castro; MP apura denúncia de possível dano ao patrimônio

Reforma da Praça da Revolução prevê “recuo” de três metros da estátua de Plácido de Castro; MP apura denúncia de possível dano ao patrimônio

A polêmica reforma da Praça da Revolução, no Centro de Rio Branco, prevê o recuo da estátua de Plácido de Castro em até três metros do local em que o monumento está instalado, fontes luminosas, pinturas e reformas nos bancos. Foi o que detalhou na manhã desta quarta-feira (15), o secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, ao questionar as reclamações contra as obras da prefeitura.

“É a primeira vez em 40 anos de serviço público que eu vejo reclamação pela execução de obra. Mas como é ano político, nós vamos ter que enfrentar tudo isso. Olha, nós não vamos tirar o busto do Plácido de Castro de forma alguma, muito pelo contrário, nós vamos completar a história que fica na placa que tinha no busto dele, nós vamos repor a placa, vamos repor a corrente, vamos repor a originalidade do busto de Plácido de Castro. E vamos recuar, vamos tirar ele de dentro daquela piscina que ele se encontra. Vamos recuar ele uns 2, 3 metros e, na piscina, nós vamos instalar fonte, fonte luminosa interativa para a população poder vir ao final de semana contemplar, se deliciar, passear com a família e ter uma fonte luminosa ali naquele local, que é o local onde está reservado, cercado, e lá no outro lado, onde fica o totem, também vamos botar uma fonte luminosa naquela piscina que tem lá e vamos botar uma fonte luminosa contemplativa. Muito bem, vamos mexer no piso? De jeito nenhum, o piso é o mesmo, não vamos mexer em nada, os bancos continuam os mesmos, os quiosques, os mesmos, só vamos revitalizar, vamos pintar, fazer um negócio mais bonito, mantendo a originalidade. Estão dizendo que nós vamos apagar a memória, muito pelo contrário, nós vamos restituir a memória, a história da nossa Revolução através do Plácido Castro, e também trazer um atrativo maior para que a população possa vir ao final de semana com os seus filhos, os pais de família, trazer seus filhos e brincar e contemplar nas fontes luminosas.”

PROMOTORROLIM

MP apura denúncia de possível dano ao patrimônio

A Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual está apurando uma denúncia de possível dano ao patrimônio histórico de Rio Branco nas obras de reforma da Praça da Revolução.

Informações encaminhadas à promotoria dão conta que as obras comprometerão as características históricas e culturais do espaço. Há, inclusive, a previsão de
remoção da estátua de Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana.

Ao Notícias da Hora, o promotor de Justiça Luis Henrique Rolim informou na manhã desta quarta-feira (15) que solicitou informações à Secretaria Municipal de Infraestrutura e à Fundação Garibaldi Brasil e pediu a paralisação da obra, em um prazo de 72 horas, até a finalização da análise ministerial.

“Essa é em suma a denúncia que chegou até minha promotoria. O denunciante apresentou a denúncia ontem, e na mesma hora colhemos as declarações, instaurei o procedimento e oficiei a Seinfra municipal, pedindo informações e solicitando a paralisação das obras até a análise do MP. Oficiei também a FGB solicitando informações. Estou no aguardo das respostas”, disse o promotor.