O Republicanos vai priorizar candidaturas próprias no campo majoritário nas eleições municipais de 2020 em cidades com mais de 200 mil eleitores e trabalhar para mais que dobrar o número de vereadores do partido. É o que prevê uma resolução da agremiação partidária anunciada em reunião em Brasília com a participação dos presidentes estaduais do Republicanos.
O deputado federal Manuel Marcos participou da reunião e destacou o empenho da atual direção nacional no crescimento do partido. Ele considera que as eleições do ano que vem serão mais um passo importante na evolução do Republicanos.
A reunião em Brasília foi presidida pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, que estabeleceu meta de eleger 10% do número de prefeitos em todo o Brasil, portanto 550, e de no mínimo triplicar a bancada de vereadores. Em 2016, o partido elegeu cerca de 1200 parlamentares para as câmaras municipais.
Durante sua fala, o presidente reconheceu que as regras atuais para as eleições municipais, sobretudo pelo fim das coligações para vereadores, é um elemento dificultador, todavia pediu energia e disposição das executivas estaduais na construção de candidaturas e de chapas competitivas.