..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Ricardo Brandão contesta fala de Tadeu Hassem durante reunião na Aleac sobre queda do FPE

Ricardo Brandão contesta fala de Tadeu Hassem durante reunião na Aleac sobre queda do FPE

O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, rebateu as declarações do deputado Tadeu Hassem (Republicanos) de que não houve grandes quedas no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE), como  tem sido divulgado pelo governo.

Ricardo Brandão mostrou com números a redução dos repasses com relação ao ano de 2022. “Deputado Tadeu, só um a parte. Essa redução do FPE se deu a proporção de 2022. Um exemplo bem típico para colocar luz à discussão. Só primeiro repasse do mês de setembro, do dia 10, a previsão do estado era receber R$ 150 milhões, veio R$ 96 milhões. Isso era expectativa nossa. Julho e agosto o repasse foi a menor que 2022”, pontuou.

Antes da fala de Brandão, Tadeu Hassem disse que não houve queda nos repasses feitos pela União aos estados e municípios. Ele reconheceu que houve redução se comparada num recorte mensal.

“Se fala muito na questão de cortes, de redução. Eu queria só fazer um parêntese rápido. Quem trabalha com financeiro, com orçamento, é comum a vaca magra dessa época. Eu vejo reclamando excessivamente, e não está errado as atitudes que o governo tem tomado de redução. Mas, às vezes, é publicado por aí que que houve cortes do governo federal. E não houve cortes do governo federal e nem sequer redução. Houve foi um acréscimo se comparado ao mesmo período do ano anterior. Agora se comparado ao mês passado, a redução é gritante. Só que isso não é esse ano que acontece. Ano passado foi assim”, explicou o deputado republicano.