O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou os nomes dos integrantes dos Comitês Estratégicos Estaduais do Plano Amazônia: Segurança e Soberania - Plano Amas, de estados que compõem a Amazônia Legal.
Representando o Acre, foram escolhidos o delegado Marcos Frank, diretor-presidente do Iapen/Acre; Evandro Bezerra da Silva, secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública; e Marilda Moreira Brasileiro Rios. Ela ocupa a função de diretora de gestão administrativa e financeira da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
O Plano Amas é destinado ao desenvolvimento de ações de segurança pública que observem as necessidades e as especificidades dos Estados que compõem a Amazônia Legal com vistas à redução de crimes ambientais e conexos. Tem como objetivo geral combater os diferentes crimes que acontecem na Amazônia Legal por meio da adequação e da focalização dos programas e das ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública às especificidades da região.
O Plano Amazônia: Segurança e Soberania - Plano Amas, foi instituído em julho do ano passado por meio do decreto presidencial nº 11.614, de 21 de julho.