A gestão atual da secretária municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, é referência nacional no combate à dengue. É isso que mostra o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro semestre de 2022, graças a todo o cuidado é limpeza nos bairros de Rio Branco, realizados pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), e as ações de prevenção e conscientização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os números de casos registraram uma queda em cerca de 90%.
Desde de janeiro deste ano até 9 de abril, o município registrou 83 casos de dengue. Em 2021, no mesmo período, a capital acreana registrou 5.079 casos de dengue. Já em 2020, Rio Branco registrou 452 casos. A gestão atual tem motivos de sobra para comemorar, pois no ano passado Rio Branco passou por uma epidemia nesse período, inclusive com casos graves, e naquele momento foi intensificado ações, visitas, mudanças no larvicida. Várias ações conjuntas levaram a essa baixa de casos e também o envolvimento da população, que ouviu o clamor dos gestores públicos e colocou em prática o que foi ensinado.
De acordo com a Semsa, a população deve manter os cuidados para evitar a circulação do mosquito, pois segundo informações obtidas por agentes epidemiológicos não estamos ainda livres da dengue. Apesar do número pequeno de casos, isso indica que ainda tem a circulação do mosquito. O que podemos e precisamos fazer é evitar que esse mosquito se reproduza.
Para evitar o nascimento do mosquito, é preciso fechar bem a caixa d’água, evitar os utensílios que acumulem água. É recomendável que a população tire 10 minutos do seu dia para fazer a limpeza do quintal, que vai impedir que a proliferação dos mosquitos, evitando que possamos voltar a ter números crescentes.