Com 6.4 pontos, Rio Branco ficou em segundo lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O índice é tratado pelo governo federal como indicador essencial para medir a qualidade da Educação no país. Português e Matemática, principais disciplinas avaliadas, entram na conta do Ideb por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), junto ao índice de aprovação nas escolas das redes pública e privada.
Segundo a Secretaria de Educação da Capital, o resultado reflete um avanço significativo na qualidade da Educação, demonstrando o esforço contínuo da gestão municipal para melhorar o ensino e promover melhores resultados para os estudantes da rede pública.
De acordo com as diretrizes do Saeb, a rede municipal de ensino está no nível 6 de uma escala que vai de 1 a 10. Rio Branco ficou à frente dos grandes centros urbanos, como São Paulo, a maior Capital do Brasil, com 5.6 pontos.