Levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP) relevou que Rio Branco ocupa a 24ª colocação no Ranking de Competitividade dos Municípios com melhor saneamento básico, ficando à frente apenas de Macapá (AP), em 25º lugar, e Porto Velho (RO), que ocupa a 26ª e última posição.
A classificação é baseada em indicadores como cobertura de abastecimento de água, perdas na distribuição e no faturamento de água, cobertura de coleta e tratamento de esgoto, além de coleta e destinação de resíduos sólidos domésticos.
As Capitais do Norte predominam nas últimas posições do ranking. Além de Rio Branco, Macapá e Porto Velho, aparecem Belém (PA), em 23º lugar, e Manaus (AM), em 22º. A única exceção na região é Palmas (TO), que alcançou a 7ª colocação, destacando-se entre as dez melhores do país.
No topo do ranking, Curitiba (PR) lidera, seguida por Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), que ocupam a 2ª e 3ª posições, respectivamente. Além das Capitais, o estudo também avaliou 404 municípios em todo o Brasil, destacando a necessidade de avanços no saneamento básico, especialmente nas cidades da região Norte.