..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Rio Branco pode decretar Estado de Emergência devido ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

Rio Branco pode decretar Estado de Emergência devido ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya

O prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, anunciou na manhã desta quinta-feira, 9, a possibilidade de assinar um decreto de Estado de Emergência em razão do aumento expressivo dos casos de dengue, zika e chikungunya na capital acreana. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada às 8h30, no auditório da Prefeitura.

Segundo Bestene, a gestão municipal já havia iniciado ações preventivas no dia 15 de dezembro, com um mutirão de limpeza destinado a combater focos do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças. No entanto, com a escalada dos casos, medidas mais robustas e integradas serão necessárias.

"O prefeito Bocalom lançou um mutirão de limpeza para remover focos do mosquito já pensando nessa sazonalidade que envolve o período de chuvas. Continuaremos reforçando as equipes e monitorando os casos por meio da Secretaria Municipal de Saúde, não apenas dessas arboviroses, mas também de síndromes respiratórias, como a Covid-19", afirmou Bestene.

WhatsApp_Image_2025-01-09_at_11.58.40.jpeg

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou o crescimento alarmante das notificações de arboviroses nas últimas semanas. Ele mencionou um aumento de aproximadamente 300% nos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, além do índice de infestação predial, que atingiu 10,3%, mais que o triplo do limite considerado de alto risco para epidemias.

“De cada dez residências visitadas, pelo menos uma apresentava criadouros do Aedes aegypti. Isso é um indicativo claro de que estamos diante de uma situação de emergência em saúde pública. Estamos adotando medidas integradas para intensificar a limpeza urbana e a eliminação de focos do mosquito", explicou Biths.

Ainda segundo o secretário, em dezembro, mais de 2 mil notificações de arboviroses foram registradas nas unidades de saúde do município. Desse total 240 casos foram confirmados. Somente na última semana, foram confirmados 914 novos casos de Covid-19, evidenciando a sobrecarga do sistema de saúde local.

O mutirão de limpeza, iniciado em dezembro, é coordenado por várias secretarias municipais, incluindo a Zeladoria da Cidade, e seguirá com ações intensivas nas próximas semanas. O objetivo é reduzir os índices de infestação e evitar o agravamento da crise sanitária.