O pré-candidato a prefeito de Rio Branco, Roberto Duarte (MDB), intensificou a agenda para divulgar a sua plataforma digital para a construção do Plano de Governo para os próximos quatro anos. No final da tarde desta quarta-feira, 5, o emedebista reuniu-se com o presidente da FIEAC, José Adriano, e com o presidente em exercício da Fecomércio, Marcos Lameira, na sede da Casa da Indústria. Participaram também do encontro o presidente do Sindicato da Indústria da Extração Mineral, João Paulo Pereira; e o presidente do Sindicato da Indústria de Olaria, Márcio Agiolfi.
A pauta principal da reunião foi em torno do desenvolvimento da capital acreana, quais os principais gargalos e o que pode ser feito para transformar Rio Branco em um lugar que incentive o empreendedorismo e a geração de emprego e renda.
“Vamos apresentar a proposta do setor industrial até o dia 25 de agosto destacando os principais obstáculos que impedem o desenvolvimento do nosso município”, disse José Adriano, presidente da Fieac.
“Estamos enfrentando um momento difícil e precisamos apresentar propostas pensando no pós pandemia e como poderemos fomentar a geração de novos postos de trabalho”, comentou Lameira.
Agropecuária - O bate-papo com o presidente da Federação da Agricultura, Assuero Veronez, aconteceu na tarde de ontem, 4, na sede da própria instituição. Na visão do pecuarista, a prefeitura tem papel fundamental para o fortalecimento do setor.
“Nossa cidade concentra o maior rebanho do estado, assim, temos o maior número de pequenos produtores que se dedicam a atividade pecuária. É importante que o governo municipal defenda a continuidade da abertura de mercados especialmente para os animais de cria e recria, ou seja, os bezerros. Hoje há uma pressão forte da indústria frigorífica justamente para impedir a saída de bezerros do estado. Caso isso ocorra, nós ficaremos limitados a um mercado interno, que não absorve a produção de bezerros a contento. Naturalmente, nós teremos um excesso de oferta e consequentemente uma queda nos preços. Isso vai prejudicar bastante os pequenos produtores. Manter a liberdade econômica e a liberdade de mercado são princípios fundamentais de direto que os produtores devem sempre buscar e defender, pois essa é a forma de o mercado regular essas relações comerciais e permitir que haja um ganho mais expressivo por aquele que produz”, explicou Veronez.
“Sabemos que nenhuma região no mundo se desenvolveu sem um setor produtivo forte. Por isso, esse diálogo é muito importante. Todos podem e devem participar da construção do nosso plano de governo. Tenho certeza de que juntos podemos construir uma cidade em que as pessoas tenham mais qualidade de vida e empregos promissores”, garantiu Roberto Duarte.