O deputado Roberto Duarte (MDB) disse durante sessão virtual da Aleac nesta terça-feira (18) que o sistema penitenciário do Acre, especificamente o Complexo Penitenciário de Rio Branco, é insalubre. Ele elencou uma série de problemas vivenciados pelos policiais penais do Francisco D’Oliveira Conde (FOC). As falhas vão desde a falta de equipamentos de segurança, a locais inadequados como é o caso das guaritas, sem ventilação ou sistema de ar-condicionado.
Nesse sentido, ele pediu a imediata convocação, por parte da Comissão de Segurança Pública, de uma reunião para discutir o assunto. Segundo o parlamentar, não se pode combater a criminalidade, sem antes resolver os problemas do sistema prisional. Duarte lembrou que o sistema está sobrecarregado. São 138 reeducandos para cada policial penal. Ou seja, há uma saturação do sistema.
“Essa é a realidade do policial penal dentro do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Eu peço aqui, reivindico aqui, do nosso governo do Estado do Acre para essa categoria, que hoje é o cérebro, é o coração de todo o sistema penitenciário do estado do Acre. Precisamos ter uma reunião urgente da Comissão de Segurança Pública para ouvir quem está lá na ponta dando o sangue, dando a vida”, pontua Duarte.