..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Roberto Duarte e Jenilson Leite defendem isolamento como medida para contenção da pandemia de coronavírus

Roberto Duarte e Jenilson Leite defendem isolamento como medida para contenção da pandemia de coronavírus

Os deputados Roberto Duarte (MDB) e Jenilson Leite (PSB) defenderam o isolamento social para a prevenção à pandemia do coronavírus. Os parlamentares afirmaram que o governo precisa tomar medidas mais enérgicas, como a suspensão das aulas da rede pública de ensino. Roberto Duarte chegou a dizer que suspendeu a ida do filho à escola. Ele destacou que o garoto sofre com crises de asma, o que o coloca no grupo de risco. Duarte questionou quantos leitos de UTI existem no estado.

“Quantos respiradores temos no estado do Acre. Temos 38 leitos de UTI, de acordo com o deputado Jenilson. Eu acredito que as nossas autoridades ainda não abriram os olhos. Quais as coordenadas para quem tem o sintoma do coronavírus. Qual a unidade de saúde procurar preferencialmente? Precisamos de uma campanha fortíssima. A preocupação do governo foi com os presídios e a segunda foi com a tal de dispensa de licitação. Esse governo começou com as dispensas de licitação e vai terminar seu mandato com dispensa de licitação”, salientou.

Enquanto Roberto Duarte questionou o decreto governamental, Jenilson Leite (PSB) endossou que é necessário aderir ao isolamento para cortar a corrente de transmissão do vírus.

“Deveria suspender as aulas, os serviços e o fluxo nas fronteiras. Não sou eu que estou dizendo isso, é a Organização Mundial de Saúde. Ontem o diretor da OMS disse que só com o isolamento nós vamos conseguir cortar a cadeia de transmissão. O vírus chega no nosso Estado através do estudante que esteve de férias e esse estudante vai para aula e começa a espirrar e eliminar o vírus. Se ele fosse pra casa no lugar de ir para aula esse ciclo ia ser interrompido. Não temos medicamentos que mate o vírus, o que temos hoje é medicamentos sintomáticos. Quem pensa saúde preventivamente vai interferir na cadeia de transmissão”, disse o parlamentar.