Na sessão dessa terça-feira (17), o deputado Roberto Duarte (MDB), destacou o levantamento realizado pela Superintendência de Transportes e Transito de Rio Branco (RBTRANS), que revelou que nos primeiros seis meses do ano já foram registradas 94 ocorrências de assaltos dentro dos ônibus da capital acreana.
O parlamentar também falou sobre as câmeras internas dos ônibus que não são monitoradas pelo Ciosp, o que dificulta uma ação mais efetiva da Polícia Militar durante as ocorrências.
"Cerca de 60% dos ônibus possuem câmeras unicamente para fim de controle da empresa, ou seja, o Ciosp finda não tendo acesso às câmeras. Os assaltos à ônibus da capital continuam ocorrendo, nós já temos um transporte coletivo de péssima qualidade e agora a insegurança que assola os usuários”, complementou.
Com o intuito de garantir a segurança dos usuários do transporte coletivo, Roberto Duarte sugeriu a realização de blitz e abordagens em áreas onde apresentam maiores índices de roubo na capital. Sugeriu ainda a instalação de um ‘Botão de Emergência’ nos coletivos de Rio Branco.
“Quando fui vereador, apresentei um projeto de lei sugerindo a instalação do Botão de Emergência nos ônibus bem como a instalação de câmeras de monitoramento. São medidas que podem coibir a ação de criminosos dentro dos coletivos" finalizou.