..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Roberto Duarte sugere redução no ICMS da conta de luz como solução para diminuição no valor da cobrança da energia

Roberto Duarte sugere redução no ICMS da conta de luz como solução para diminuição no valor da cobrança da energia

Em meio ao debate da alta na conta de energia no Acre e da avalanche de reclamações, o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) resolveu apresentar um anteprojeto de lei sugerindo ao Estado que reduza o ICMS cobrado nas contas de energia com o objetivo de reduzir o valor final na cobrança ao consumidor.

O parlamentar argumenta como parte da fundamentação de sua sugestão que a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019 prevê uma arrecadação inicial com o ICMS no valor de um pouco mais de R$ 1,1 bilhão e que em menos de oito meses o Estado do Acre já arrecadou mais de R$ 900 milhões, conforme o último Relatório de Execução Orçamentária, divulgado na última segunda-feira, 30.

"É justamente esse imposto que mais pesa no valor final a ser pago nas faturas de energia. Ou seja, é uma carga tributária enorme sobre o consumo de energia elétrica a ser arcado pelos consumidores, sendo que o contribuinte acaba pagando no PIS a alíquota de 0,95% do valor de consumo da energia elétrica; já a COFINS leva 4,45% do valor de sua fatura; por sua vez, o ICMS poderá levar até 33% do valor consumido por mês. Não é demasiado lembrar que o ICMS pode ser seletivo em função da essencialidade do produto/mercadoria, conforme a CF/1988. Assim, a energia elétrica é considerada uma mercadoria essencial, dessa forma o ICMS é passível ser diminuído o qual ajudará bastante para a queda do valor a ser pago pela população."