..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Rocha diz ser favorável ao voto impresso e auditável e contesta declarações de Barroso

Rocha diz ser favorável ao voto impresso e auditável e contesta declarações de Barroso

O vice-governador Major Rocha (PSL) se manifestou favorável à aprovação do projeto que institui o voto impresso e auditável no País. A matéria está em tramitação no Congresso Nacional. Rocha disse que este é mais um instrumento de segurança para o eleitor e para o sistema eleitoral brasileiro.

Ao comentar as declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, proferidas ontem, 29, em evento no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Rocha disse que ao contrário do que pontuou Barroso, o voto impresso não colocaria em xeque o sistema de votação brasileiro. O vice-governador afirmou que acredita na confiabilidade da urna eletrônica, mas que o projeto é um mecanismo a mais de proteção.

“Ele admite a possiblidade de nós termos aí, o que chamou de inconsistência, o que na verdade é uma divergência entre o número de votos impressos e o número de votos eletrônicos. Segundo o ministro, isso colocaria em xeque o sistema. Eu penso o contrário, acho que antes do sistema, a gente tem que a garantir a vontade do eleitor e, através do voto impresso, teríamos um mecanismo a mais de segurança. Eu vejo sistema impresso, uma segurança a mais”, disse Rocha.