"Estabelecendo prazos não perderemos tempo na viabilidade dessa integração Brasil e Peru", disse o vice-governador do Acre, Wherles Rocha em reunião neste domingo, 6, com os governadores de Ucayali, Francisco Peso Torres, de Madre de Dios, Luis Hidalgo Okimura, entre outras autoridades políticas peruanas, além de empresários interessados no comércio das duas regiões.
Ao lado dos parlamentares estaduais Luiz Gonzaga (PSDB) e Antonia Sales (MDB) que representam a Assembleia Legislativa do Estado do Acre, o vice-governador destacou que os indicadores desfavoráveis nas duas regiões precisam ser superados e a integração garantirá o desenvolvimento esperado por ambos Estados fronteiriços.
"Tivemos um evento produtivo, debates e intervenções importantes para melhoria de nossa região amazônica. Precisamos estabelecer prazos para que não possamos perder tempo na viabilidade da ações que garanta a ligação com as regiões via fluvial, aérea que é uma prioridade e pela estrada quem tem o projeto viável. A possível ferrovia também deve ser programada, mas temos que saber que este é um projeto a longo prazo", destacou Rocha.
O governador de Ucayali, Francisco Torres destacou que o interesse na integração é tão importante para a região peruana quanto para o Brasil. "Vamos juntos efetivar o Núcleo Administrativo para Integração de Pucallpa/Cruzeiro do Sul e desburocratizar as demais vias de ligação comercial, indústria e turismo", disse Torres.
O deputado Luiz Gonzaga explicou que todas as burocracias relacionadas ao Estado nas tratativas de negócios comerciais, o parlamento vai buscar desburocratizar. Estamos aqui para apoiar está integração. Nosso povo de Cruzeiro do Sul também sonha com essa ligação e vamos buscar esta viabilidade, já que atualmente podemos contar com os governos do Estado e Federal", ressaltou Gonzaga.
Para a deputada Antonia Sales este momento é de extrema importância, tendo em vista que todas as autoridades políticas do Brasil e Peru estão focadas em concretizar esta ligação. "Assim como muitos cruzeirenses e acreanos tenho este sonho de ver nossas regiões interligadas. Esperamos ajudar no que for necessário para que realmente tenhamos esta integração consolidada para o desenvolvimento com geração de emprego e renda", destacou Sales.
Outro encontro reunindo empresários e autoridades governamentais peruanas e brasileiras, principalmente da região do Vale do Juruá, deverá ser realizada na cidade de Cruzeiro do Sul no final do mês de novembro. Na oportunidade será debatido os acordos e tratativas para a construção da estrada, além das ações para que os vôos sejam iniciados o mais rápido possível.