..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Rodrigo Forneck propõe que estabelecimentos comerciais orientem gestantes a não consumirem álcool

Rodrigo Forneck propõe que estabelecimentos comerciais orientem gestantes a não consumirem álcool

O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Rio Branco, Rodrigo Forneck, apresentou nesta terça-feira, 8, um projeto de lei que orienta os proprietários de estabelecimentos, que comercializam álcool, a utilizarem a imagem de combate a Síndrome Alcóolica Fetal (SAF), como forma de conscientizar gestantes e familiares.

A Síndrome do Alcoolismo Fetal engloba uma série de defeitos inatos à criança, que ocorre quando a mãe consome álcool durante a gestação. A proposta visa orientar grávidas a não consumirem bebidas alcóolicas, evitando transtornos aos filhos e à sua própria saúde.

“A ideia é que essa imagem esteja visível em todos os locais de comercialização e consumo de bebidas alcóolicas. Eu já fiz uma primeira conversa com alguns empresários, que foram bem solícitos ao nosso projeto”, frisou Forneck, que concebeu a lei em parceria com o Ministério Público do Acre e a sociedade civil organizada.

Rodrigo também é o autor do Projeto de Lei 3.301, de 30 novembro de 2017, que institui o 9 de setembro como o Dia da Conscientização e Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal, em Rio Branco.

Além da lei, o vereador tem estimulado a implementação de uma política municipal dê atenção às crianças e às famílias acometidas pela SAF.

Pré-natal

Na ocasião, Rodrigo também sugeriu que durante o pré-natal da Rede Pública de Saúde, as gestantes também sejam acompanhadas por um psicólogo. “Nós temos psicólogos na rede municipal e o acompanhamento psicológico na gravidez é fundamental para garantir a saúde do bebê e da mãe”, frisou.