A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP), destacou os quase 2 mil atendimentos em Saúde, feitos em comunidades rurais, de janeiro até o começo de abril. Ela pontuou que a ideia é garantir aos moradores da zona rural o acesso à saúde pública, do mesmo modo das pessoas que residem na cidade.
" Esse esforço é crucial para garantir que os residentes das áreas rurais tenham acesso adequado aos serviços de saúde, muitas vezes difíceis de alcançar devido à distância e à falta de recursos. É um exemplo de como as instituições de saúde podem adaptar seus serviços para atender às necessidades específicas das comunidades rurais" disse Rosana Gomes.
Pelo menos duas vezes por semana, uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem atende em vilas, agrovilas e pequenas áreas rurais de produção agrícola familiar.
A estratégia tem funcionado de maneira eficiente com participação dos Agentes de Saúde da Família. São eles os responsáveis pela mobilização e acompanhamento dos casos graves de doenças que exigem presença frequente de médicos, por exemplo.
O município tem cinco unidades de saúde zona rural. Nelas, pelo menos duas vezes por mês, são feitas ações de saúde que vão desde atualização de carteira vacinal, a exames mais complexos, como o colo do útero, por exemplo, além da entrega de medicamentos.