Com o objetivo de desburocratizar, dar mais celeridade oferecer diversos serviços em um único local é que a prefeitura inaugurou na manhã desta quinta-feira, 18, a Sala do Empreendedor, como parte do programa de incentivo ao crescimento econômico e na geração de empregos Produz Río Branco.
"O projeto que eu sempre defendi foi o "produzir para empregar".
O produzir, que eu digo, não é só lá no campo não, é aqui na cidade também. E se produzindo, é claro que vai empregar, né? Então, essa sala do empreendedor é para facilitar para as empresas e para que as pessoas possam abrir suas empresas, mas também para que elas dêem continuidade, que essa empresa não morra. Porque o histórico é de fechamento de muitas empresas em um curto espaço de tempo. Temos dados que apontam que 80 e até 200 empresas encerram suas atividades com menos de dois anos de abertura. E nós não queremos isso. Então, a prefeitura montou toda uma equipe, todo um programa onde a gente vai dar o suporte a esses pequenos empreendedores para que eles não "morram", para que eles continuem fazendo o seu trabalho e possam gerar emprego e crescer cada vez mais e daqui 20, 80 anos contar uma bela história", afirmou Bocalom, ressaltando ainda que a parceria com o Sebrae é fundamental para o sucesso do programa.
"Essa parceria com o Sebrae é fundamental para que esse programa tenha uma continuidade. O Sebrae sempre foi um grande parceiro, desde a época quando em que fui prefeito de Acrelândia. O Sebrae nos ajudou muito na implantação de vários programas, desde o café, o programa do leite, o programa da banana, o Sebrae sempre esteve junto com a gente oferecendo todo o suporte aos empreendedores dentro de suas expertises", complementou.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, a Sala do Empreendedor oferecerá o suporte necessário aos empresários empreendedores além da concentração de vários serviços, aliando celeridade e facilitação na resolução de demandas dos clientes que irão procurar os serviços.
"É exatamente isso que objetivamos oferecer dezenas de serviços em um setor só, o empreendedor não ter que estar rodando a cidade todinha para tirar as dúvidas, para sanar os problemas, para identificar o que precisa, o que não precisa, onde é que vai pagar, aquela dificuldade que tem. Aqui ele encontra na sala do empreendedor todas as atividades e todas as informações que ele necessitar. Isso é uma forma de melhorar o atendimento aos empresários, comerciantes, pequeno, médio, grandes empreendedores da capital, e também incentivar o empreendedorismo.
Grande incentivador do empreendedorismo e incentivador de ações que contribuam para o crescimento econômico e a geração de empregos, o deputado estadual Eduardo Ribeiro, que na solenidade representou a Assembléia Legislativa, avaliou de forma positiva a iniciativa do poder público municipal.
"É uma iniciativa muito positiva. É tudo que o Estado precisa, tudo que o município precisa, é incentivar a iniciativa privada, incentivar o empreendedor. Aqui está sendo criado uma sala do empreendedor, onde vai ser dado toda a assistência ao empreendedor desde o início da formação de sua empresa. Então é salutar parabenizar o prefeito e todos os envolvidos por iniciativas como essa que possam ser replicadas em outros municípios. E o melhor de tudo, desburocratizando aqueles serviços, encurtando o tempo de abertura de empresas, surgindo novos empreendimentos Facilitando a vida do empreendedor. Quando você facilita a vida do empreendedor, você está facilitando o emprego, está facilitando o desenvolvimento do Estado. Fica aqui os meus parabéns a essa iniciativa", disse Ribeiro.
Vandré Prado, Diretor de Administração e Finanças, representante do Sebrae, a parceria entre as instituições contribui efetivamente para o crescimento econômico do município.
"A iniciativa da sala do empreendedor, é um programa desenvolvido pelo Sebrae, mas que depende fundamentalmente da receptividade dos municípios na sua implantação. E aqui, em antemão, a gente parabeniza a prefeitura de Rio Branco, a pessoa do prefeito Bocalom, de toda a sua equipe, da Sefin, que abraçaram essa ideia, que viabilizaram um espaço muito acolhedor, muito adequado, bem localizado aqui no centro de Rio Branco, para que esses empreendedores, justamente como você bem falou, para que esses empreendedores encontrem mais do que um espaço físico, uma sala simplesmente, eles encontrem um espaço de acolhimento. A gente sabe o nível de burocracia que infelizmente a gente tem no nosso país ainda, e principalmente o micro, o pequeno empresário, ele tem dificuldade para lidar com tudo isso, para conseguir as licenças, aquilo que ele precisa para poder funcionar dentro da legalidade. E aqui ele vai encontrar um espaço, onde várias instituições vão estar juntas para poder ajudar nesse processo de desburocratização, que é uma palavra que a gente prioriza muito nas nossas ações. Então assim, ganha o empreendedorismo aqui de Rio Branco, ganha o município e todos os órgãos que vão conseguir prestar um serviço de mais qualidade, e a gente está muito feliz realmente, muito contente de estar participando desse momento, dessa inauguração, representando aqui a nossa diretoria executiva, e esse é o primeiro passo de outros que virão com certeza para melhorar a condição desse empreendedor", enfatizou o representante do Sebrae.
O espaço também poderá ser utilizado por Micro Empreendedores Individuais (MEI).