..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Samir Bestene cobra implantação do pagamento por PIX nos coletivos: “Demos mais 15 dias para que a Ricco conclua a atualização do sistema

Samir Bestene cobra implantação do pagamento por PIX nos coletivos: “Demos mais 15 dias para que a Ricco conclua a atualização do sistema

O vereador Samir Bestene (PP) voltou a cobrar, nesta terça-feira, 2, durante sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, a implantação do pagamento via PIX no transporte público da Capital. Apesar da lei que obriga o sistema ter sido sancionada pelo prefeito Tião Bocalom no dia 4 de junho, o serviço ainda não está disponível para os usuários.

Segundo Bestene, a medida foi bem recebida pela população pela praticidade, segurança e agilidade no pagamento da tarifa, mas a demora na execução tem gerado cobranças dos passageiros. O parlamentar informou que já foram protocolados ofícios tanto na Ricco Transportes quanto na empresa responsável pela bilhetagem eletrônica, exigindo a atualização dos validadores dos ônibus para permitir o uso do QR Code.

“Essa lei foi muito divulgada e aceita. A população nos cobra porque ainda não consegue pagar a passagem com PIX. Já demos prazos, já houve notificação da RBTrans e agora reiteramos o pedido. Ontem demos mais 15 dias para que a Ricco conclua a atualização do sistema. Esperamos que, o mais breve possível, o serviço esteja disponível para os usuários”, afirmou Bestene.

Pressão formalizada em ofícios

No Ofício nº 72/2025, encaminhado no dia 1º de setembro à direção da Ricco Transportes, o vereador reforça a cobrança, lembrando que o descumprimento da Lei Municipal nº 2.574/2025 poderá gerar penalidades às empresas concessionárias e permissionárias. O documento solicita que a empresa informe, em até 15 dias, as providências já adotadas para a implementação da tecnologia.

Antes disso, em 11 de julho, a RBTrans já havia notificado a concessionária, por meio do Ofício nº 292/2025, determinando a apresentação de um cronograma de instalação dos novos validadores com leitura de QR Code. À época, a empresa havia informado que contratou a tecnologia, mas que a implantação levaria até 60 dias.

O sistema permitirá ao passageiro efetuar o pagamento direto na catraca do ônibus, via aplicativo bancário, liberando a roleta automaticamente após a confirmação. Atualmente, a opção de PIX existe apenas pelo aplicativo Sigo, mas não está integrada ao embarque.