Em discurso nesta terça-feira, 13, o vereador Samir Bestene decidiu municipalizar na Câmara de Vereadores, o debate sobre a Reforma Tributária que está ocorrendo no Congresso Nacional. Samir lembrou que ao todo, entre impostos federais, estaduais e municipais, taxas e contribuições, o Brasil possui uma lista de 92 tributos vigentes. “Somos o país com maior quantidade de tributos. Ganhamos da Bolívia e Venezuela e de vários outros países”, comparou ele.
O vereador disse considerar importante a participação da bancada federal do Acre neste debate para evitar situações que possam prejudicar o povo. Um exemplo disso, segundo ele, é que o debate em Brasília prevê a criação de um tributo sobre valor agregado que seria simplificar o IPI e outros tributos que fazem parte da arrecadação da prefeitura e fazer o imposto único, cobrando 25%. “Sabe qual vai ser o setor mais prejudicado se isso acontecer? O de serviços”, destacou Samir.
De acordo com o vereador, a Reforma Tributária é importante para o desenvolvimento do País porque grande parte dos tributos cai sobre a produção e o consumo. “E quando a gente fala de consumo, a gente atinge a classe mais baixa”, observou Samir. “Hoje, mais de 40% dos tributos que existem no Brasil são ligados ao consumo e 20% às rendas de cada cidadão, ou seja, prejudica aquelas pessoas que têm menos poder aquisitivo. Precisamos pensar nisso e debater esse tema também aqui nessa Casa porque é importante”, argumentou o parlamentar.