O vereador de Rio Branco Samir Bestene (PP) está preocupado com o aumento do consumo de energia, que nos últimos meses superou os 25% puxado principalmente pela onda de calor excessivo em todo o Acre. A preocupação de Samir tem uma lógica, com o aumento do consumo, aumenta-se também a tarifa final para o consumidor.
O parlamentar disse que a Energisa deveria, antes de se preocupar com reajustes, fazer um plano verão para atender não só os rio-branquenses, mas todo o estado, com tarifas mais baratas neste período de alto consumo.
“Ao invés deles aumentarem o custo da energia, tinham que pensar em um plano verão para que nesta época em que o consumo de energia aumenta devido ao calor, as tarifas fossem mais baixas”, defendeu o vereador.
Ainda, segundo Samir Bestene, Rio Branco tem uma das menores rendas per capitas do Brasil. “Nós temos a energia mais cara do País, tanto que várias pessoas investem em energia solar, mas não são todas as pessoas que têm condições de investir em energia solar. Nós precisamos trazer para esta Casa este debate, porque moramos em uma cidade em que a renda familiar é muito baixa. E está previsto para o final do ano um aumento de 22%. Repito, 22% da conta de energia que já é cara”, reforçou.
Neste sentido, o parlamentar defendeu a realização de uma audiência pública para reunir a concessionária Energisa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir saídas e encontrar caminhos para evitar um novo reajuste.
“Nós precisamos provocar uma audiência pública e trazer a Energisa aqui e dar explicação para a população rio-branquense. Nós não podemos aceitar isso calado. Nós moramos numa região muito quente e é claro que o consumo de energia vai aumentar”, salientou.