Em pronunciamento na sessão de terça-feira, 5, o vereador Samir Bestene (Progressistas) defendeu a adoção do novo piso nacional dos enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu na pauta do julgamento os embargos de declaração contra deliberação da própria Corte na ação em que se discute o piso da enfermagem.
A votação deve acontecer de 8 a 18 deste mês. Essa é a última fase do processo que pretende analisar, entre outros pontos, a desindexação da jornada de 44h para o cálculo do piso, assim como esclarecer a definição entre piso e remuneração.
“Só no nosso município temos 408 profissionais entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, e auxiliar de enfermagem. Esperamos que a Prefeitura adote esse piso até porque com no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração que nós aprovamos aqui, o novo valor já ficou bem próximo do piso”, disse.
De acordo com Samir, o Legislativo municipal aguarda com grande expectativa a proposta da Prefeitura. “Não sei se já foi protocolada na Casa, mas espero que de fato essa matéria venha para a Câmara de Vereadores e que possamos apreciar o mais breve possível. Precisamos fazer Justiça a esses profissionais que tanto se dedicaram a nós durante a pandemia da Covid-19”, finalizou o vereador.