A ida de uma caravana de empresários à inauguração do porto de Chankay, no Peru, foi tema de pronunciamento do vereador Samir Bestene (Progressistas) na sessão desta quinta-feira (14).
A comitiva foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom em busca de oportunidades para as empresas de Rio Branco.
O porto foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (15), por via remota, pelos presidentes da China e do Peru, e as imagens foram transmitidas em um telão para o público presente no local.
Samir lembrou que desde o início das obras do porto, as empresas da região amazônica e de países vizinhos passaram a vislumbrar uma cadeia de oportunidades de negócios com o continente asiático, que agora está 10 dias mais perto da região.
“Estamos a dois mil quilômetros de um porto que pode revolucionar o comércio dessa região centro-oeste e norte, do país. Foi um investimento chinês de quase 4 bilhões de dólares, que vai reduzir o tempo de entrega dos produtos para o mercado asiático. E é um sonho que o acreano faz parte disso”, declarou Samir.
O vereador lembrou, porém, que para que empresas acreanas possam participar do processo de exportações brasileiras, os poderes Legislativo e Executivo têm que criar um ambiente favorável. “A gente tem visto que o governador Gladson Cameli, de forma muito inteligente, está criando um ambiente de produção de grãos aqui no Acre. Espero que na volta do Peru, a gente possa criar uma legislação de incentivo fiscal, a gente possa ter espaço em Rio Branco para um crescimento considerável”, argumentou Samir.