..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Samir Bestene pede que Guida Aquino reveja decisão do Conselho que determina retirada de nomes de pessoas ligadas ao regime militar

Samir Bestene pede que Guida Aquino reveja decisão do Conselho que determina retirada de nomes de pessoas ligadas ao regime militar

O vereador, Samir Bestene, pediu à reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, que reveja a decisão do Conselho Universitário que aconselha a retirada dos nomes de pessoas ligadas ao Regime militar de blocos da instituição em todo o Acre.

O relatório da Comissão, presidida pelo professor Francisco Bento da Silva, foi discutido no último dia 8 de agosto. O documento decorre de uma determinação do Ministério Público Federal (MPF) para que os dados fossem coletados por Comissão Especial do MPF/UFAC. São 20 os nomes de colaboradores da ditadura cujas homenagens o MPF quer cancelar com base em lei federal.

Samir Bestene disse nesta terça-feira (15), em pronunciamento na Câmara de Vereadores, que entre os nomes estão de Edmundo Pinto, Jorge Kalume e Félix Bestene. “Foram figuras públicas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado do Acre e da própria criação da Ufac. As famílias não merecem ter as memórias apagadas dessa forma, por ideologias políticas”, argumentou o parlamentar.

Além dos citados, outros também terão os nomes “apagados”, conforme a decisão do Conselho Universitário. São eles: Áulio Gélio Alves de Souza (o único vivo), Geraldo Gurgel de Mesquita, Francisco Wanderley Dantas, João de Mendonça Furtado, Omar Sabino de Paula, Rubem Carlos Ludwig, Joaquim Pessoa Igreja Lopes, Zaqueu Machado de Almeida, José Guiomard dos Santos, Joaquim Falcão de Macedo, Mário David Andreazza, Jarbas Passarinho, Euclydes de Oliveira Figueiredo, Sérgio Mário Pasquali, Edilberto Parigot de Souza Filho, Augusto Cézar Sá da Rocha Maia e Esther de Figueiredo Ferraz.