..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sancionada Lei de autoria de Perpétua que afasta grávidas do trabalho presencial na pandemia

Sancionada Lei de autoria de Perpétua que afasta grávidas do trabalho presencial na pandemia

Após mais de 10 meses em tramitação, o Projeto de Lei 3932/2020 da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), que afasta grávidas do trabalho presencial durante a pandemia, foi sancionado pelo Presidente da República. A lei entra em vigor a partir desta quinta-feira, 13.

Nos últimos meses, mais de 200 mulheres morreram durante a gestação ou no pós-parto após serem diagnosticadas com Covid-19, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Os óbitos representam mais de 70% das mortes de gestantes em decorrência da doença em todo o mundo.

“Depois de tanta notícia triste foi muito animador saber que nosso projeto de lei foi sancionado. Esse ano já aumentou 150% o número de mortes de grávidas em relação ao ano passado. É preciso que essas mulheres trabalhem em ambiente seguro, por isso o afastamento o afastamento do trabalho durante a pandemia. Essa é uma grande conquista para nós mulheres”, disse.

A Lei vale para o setor público, privado e para trabalhadores informais. Segundo a Medida Provisória 1045/2021, o pagamento do salário é feito 80% pelo Governo e 20% pelo empregador.