O governador Gladson Cameli deve assinar ainda neste mês de fevereiro a ordem de serviço para a execução das obras de revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Redenção. Construída em 2012, a nova ETE nunca chegou a ser utilizada e será a terceira a entrar em operação na Capital, elevando o índice de esgoto tratado para 70% das residências. Ainda neste ano serão executados projetos de rede de distribuição de água e de esgotamento sanitário nos municípios de Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro e Porto Walter.
Estas foram a metas traçadas em uma reunião realizada ontem, 7, entre técnicos do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e Secretaria de Planejamento (Seplan). “A ETE Redenção, uma de nossas obras prioritárias, foi construída em 2012, mas não chegou a ser utilizada. Quando começar a operar vai atender a maioria dos bairros da parte alta de Rio Branco”, explica o presidente do Saneacre, José Bestene, lembrando que o projeto tem recursos próprios do Estado e de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Bestene informou que as novas contratações também contemplam as populações de Cruzeiro do Sul, com um projeto executivo para implantação do sistema de esgotamento sanitário; Plácido de Castro e Porto Walter, com a construção de reservatórios. “O conjunto das obras tem um impacto altamente positivo na melhoria das condições de vida da população de nosso Estado, lembrando que investimento em saneamento básico é investimento em saúde pública”, destaca José Bestene.