..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Sargento Cadmiel agradece governador por atenção aos policiais, mas lembra que falta titulação e isonomia

Sargento Cadmiel agradece governador por atenção aos policiais, mas lembra que falta titulação e isonomia

Em pronunciamento nesta terça-feira, 22, última sessão legislativa deste ano, o deputado Sargento Cadmiel Bomfim (PSDB), aproveitou para agradecer ao governador Gladson Cameli pelo envio à votação de três projetos de lei de interesse de policiais militares, bombeiros militares e policiais civis. Mas, ao mesmo tempo, Cadmiel lembrou que o governador ainda deve à tropa dois projetos de extrema importância e que vêm sendo cobrados desde o início deste Governo: o adicional por titulação e a isonomia salarial dos policiais militares como os policiais civis.

“Ontem estive com o governador e lhe disse pessoalmente que a tropa não estará satisfeita enquanto não sair a titulação, pois este é o primeiro passo para a isonomia com a Polícia Civil e que ele tem apenas dois anos para cumprir a sua promessa. Ele garantiu que vai dar um jeito de pagar a titulação a partir do ano que vem”, comentou o deputado.

O parlamentar disse que a categoria é profundamente agradecida pelos projetos enviados à Casa, mas que só mesmo o pagamento da titulação e a sonhada isonomia agradarão a tropa definitivamente. Nesta sessão, os policiais militares foram contemplados com a aprovação da Gavam (Gratificação por atividades vinculadas à atividade militar); promoção sob judice e pagamento em pecúnia por armas ilegais apreendidas, que também contempla policiais civis.

Conquistas

A Gavam é paga aos servidores civis da Polícia Militar e que até o momento não era incorporada aos salários inviabilizando as aposentadorias, uma lei que vai contemplar centenas de trabalhadores que já passaram da idade de aposentadoria. O pagamento da pecúnia, por sua vez, segundo o parlamentar, vai incentivar ainda mais o trabalho dos policiais nas ruas e resultar em mais armas apreendidas e maior sensação de segurança nas comunidades.

A promoção sob judice é outra das batalhas dos policiais militares, até então condenados à perda de promoções apenas por estarem respondendo a processos. “Eles eram condenados por antecipação, contrariando nossa Constituição, uma vez que antes do julgamento já perdiam seus direitos à promoção”, explicou.

Sargento Cadmiel agradeceu a colaboração de todos os deputados da Casa e lembrou que, apesar do ano atípico a Aleac nunca parou de trabalhar e a debater os problemas do Acre e da administração bem como a propor e a votar matérias, mesmo que à distância. Nesta última sessão, por exemplo, Cadmiel lembrou que seriam votados 92 projetos. Finalizando o deputado agradeceu também pelo anúncio de que o governador irá convocar em 2021 os policiais que estão no cadastro de reservas.