Dados de um levantamento feito pela Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados pelos municípios, mostram que as duas maiores cidades do Acre são deficientes na maioria dos quesitos. Rio Branco, por exemplo, não alcançou nota 5 na maior parte deles.
O estudo divide-se em vários eixos: No tocante ao Meio Ambiente, a capital acreana alcançou 4,5. Energia (4,3), Governança (4,8), Segurança (1,8), Empreendedorismo (3,9), Educação (3,6), Mobilidade (3,9), Urbanismo (2,0).
O destaque para a capital acreana ficou por conta da Saúde, que obteve nota 7,0. A implantação do e-Saúde, como prontuário eletrônico unificado, telemedicina, e soluções para o mapeamento de doenças são importantes para cidades inteligentes. O eixo Tecnologia e Inovação também obteve nota cima de cinco (5,6).
Cruzeiro do Sul não pontuou quando o assunto é Mobilidade Urbana, (0,0). Governança (3,7), Segurança (3,2), Empreendedorismo (4,0), Educação (3,5), Urbanismo (3,2). Tecnologia e Inovação (3,3). Saúde obteve 6,4. No tocante à Energia, não houveram dados suficientes para o diagnóstico. Meio Ambiente, 3,0.