..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, diz Michelle Melo durante audiência pública sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

“Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, diz Michelle Melo durante audiência pública sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Deputada Dra. Michelle Melo promove audiência pública alusiva ao Fevereiro Roxo, mês de Conscientização do Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Com o tema “Fevereiro Roxo,” a audiência n° 10/2023, promovida pela presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania, Deputada Dra. Michelle Melo, aconteceu na manhã desta sexta-feira ,23, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

O evento contou com representantes do Ministério Públicos, Câmara Municipal de Rio Branco, Sociedade Acreana de Reumatologia, Associação Brasileira de Alzheimer, membros da sociedade civil entre outras autoridades e especialistas.

WhatsApp_Image_2024-02-23_at_12.48.21-2.jpeg

Iniciando a audiência pública a Deputada Dra. Michelle Melo, agradeceu as autoridades presentes e ressaltou o seu comprometimento com a pauta.

“Esse é um mês que precisamos fortalecer a discursão relacionada ao Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Estamos falando dessa gama de pessoas que muitas vezes não são vista dentro do Estado. Promovemos essa audiência como presidente da Comissão dos Direitos Humanos, para mostrar que isso não é apenas uma questão de saúde e que isso não atinge somente a parte física, mas diretamente o bem-estar, modificando várias situações na vida das pessoas. Vamos lutar por melhorias e melhores condições de vida, esse é nosso objetivo,” explicou a deputada.

WhatsApp_Image_2024-02-23_at_12.48.21.jpeg

O mês de fevereiro é dedicado à prevenção e ao combate de quatro doenças,representadas por duas cores. O roxo, com o lema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, está relacionada à conscientização sobre o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer. Já o laranja alerta sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia, além de incentivar a doação de medula óssea.

A campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”busca sensibilizar a população brasileira sobre essas doenças, seus sintomas e consequências. Para se ter uma ideia, 6.738 pessoas morreram em virtude de leucemia no Brasil em 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Já um levantamento do Ministério da Saúde aponta que cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no país.

WhatsApp_Image_2024-02-23_at_12.48.20-2.jpeg

A Presidente da Associação de Fibromialgia do Estado do Acre, Lene Queiroz, detalhou a importância da audiência e parabenizou a iniciativa da deputada Michelle Melo, em promover o encontro.

“Inicialmente quero agradecer a sensibilidade da Dra. Michelle, que atendeu nosso pedido e fez essa audiência pública. É importante contarmos com uma parlamentar atuante que realmente se preocupa com a saúde pública. Nós necessitamos muito de ajuda e apoio para avançarmos e conseguir uma melhor qualidade de vida. Esse é um momento muito importante e acredito que vamos evoluir na luta pela nossa bandeira,” afirmou.

WhatsApp_Image_2024-02-23_at_12.48.20.jpeg

Chorando, Quésia Lima, mãe de uma jovem portadora de lúpus, fez um discurso emocionante que comoveu os presentes no plenário.

“Sou uma defensora do SUS, mas o sistema é falho. Eu quero reivindicar em nome da minha filha que tem 11 anos. Como mãe me sinto impotente, você não sabe até quando seu filho vai viver, você não sabe se ele vai ser capaz disso. Não é fácil e tem coisas que não depende somente da gente e o Estado está deixando muito a desejar, minha filha está sem consulta desde maio do ano passado. O Estado me deixou completamente sem resposta. Só quem sente na pele sabe o quanto é difícil. Eu quero uma solução da Sesacre,” explicou a mãe.

WhatsApp_Image_2024-02-23_at_12.48.19-2.jpeg

A deputada Dra. Michelle Melo, ao término da audiência declarou que políticas públicas são fundamentais para um melhor atendimento aos pacientes acreanos.

“Precisamos garantir os direitos humanos básicos, mas também quero reafirmar a necessidade do Acre, criar uma rede de assistência necessária para atender as demandas desses pacientes. O acolhimento é necessário e quero aproveitar esse momento tão importante que é a nossa audiência, para agradecer todas as autoridades que estão presentes. Todos são importantes para evoluirmos essa discursão que busca construir um Acre melhor,” finalizou a deputada.

WhatsApp_Image_2024-02-23_at_12.48.19.jpeg