Com a intensificação das queimadas neste período de estiagem no Acre, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias, afirmou que vai intensificar as ações de fiscalização e controle em todo o Estado para coibir a prática.
“Estaremos todos os órgãos de comando e controle atuando com todo o rigor da lei para combater o desmatamento e queimadas! É cruel, as árvores e ninhos queimando, os animais buscando refúgio, a biodiversidade ameaçada. Iremos divulgar os meios de denúncia e recebimento de fotos com marcação de localização. Combater o desmatamento e as queimadas é um DEVER de todos nós”, disse a secretária.
Julie Messias disse que é preciso “entender o momento”. “Precisamos entender o momento. O Estado com decreto de emergência em decorrência do surto de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (Srag). A Sesacre envidando todos os esforços sob a gestão do secretário Pedro Pascoal. Se somarmos a isso a fumaça das queimadas a situação será muito PIOR!”, alerta Julie Messias.
A secretária recebe a missão internacional de monitoramento do Programa REM. Os integrantes devem ficar no Acre durante este mês de julho em agendas junto às comunidades. Segundo ela, a missão tem como objetivo o “o fortalecimento das políticas de meio ambiente de forma integrada, a partir do processo de escuta junto às comunidades, município e outros” agentes.