..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Secretaria de Meio Ambiente do estado executa ações de manutenção em ramais do Alto Acre

Secretaria de Meio Ambiente do estado executa ações de manutenção em ramais do Alto Acre

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, visitou as obras de manutenção de 22,2 km do ramal Guarani, no município de Xapuri, que estão em sua fase final. A obra está beneficiando mais de 100 famílias que vivem na Reserva Extrativista Chico Mendes, facilitando o acesso a seis escolas, beneficiando o trabalho da população daquela área, a exemplo do manejo florestal comunitário e permitindo também a chegada do programa Luz para Todos, do governo federal.

Além das obras no ramal Guarani, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está executando mais duas ações de manutenção de ramais, uma no ramal Filipinas, em Brasileia (39,8 km), e a outra no ramal Tupa, em Xapuri (30 km). No total serão 92 km de manutenção de ramais, incluindo a construção de bueiros e pontes de acesso.

Para o secretário Israel Milani, é uma grande satisfação visitar as comunidades e ver de perto a melhoria nas condições de vida da população. “Um ramal de qualidade possibilita acesso aos direitos básicos como saúde, educação, segurança e aqui não podemos deixar de citar a energia. A manutenção do ramal possibilitou a chegada do programa Luz para Todos, beneficiando ainda mais as pessoas que vivem aqui”.

A agricultora Raimunda Lira da Silva, mora há 36 anos na Resex Chico Mendes e comemora a conclusão da obra no ramal Guarani. “Agora acabou o problema. Eu não esperava, mas graças a Deus está aqui o ramal. Veio o ramal e a energia junto. É uma felicidade sem tamanho!”, exclamou.

As agricultoras Izaura da Silva Nascimento e Delmira Marques Pereira moram no final do ramal Guarani, próximo ao rio Espalha. “A gente conhece bem as dificuldades de morar aqui, mas uma estrada dessas facilita muito a nossa vida. A gente consegue pegar uma moto e pedir ajuda quando tem alguém doente. Chegou o ramal, agora a energia e se Deus quiser em breve vamos conseguir um telefone”, disse Delmira.